sexta-feira, março 11, 2005

Vida (postado originalmente em 26/10/04, às 2:04)

A inabilidade de pensar é a arte da ignorância. E apesar de não me considerar um boçal, faz muito tempo que eu não tenho tranqüilidade para organizar os pensamentos. Eu tento mudar o rumo, recomeçar do zero e ter ânimo novo. Mas como fazer isso quando nem eu sei como parar e reiniciar tudo? Parece que estou inserido num contexto em que estou sempre perdido, faltando a todo momento a idéia e o motivo para encarar a situação sob uma nova perspectiva.Separar meus anseios e desejos da realidade é extremamente complicado. Eles me deixam extremamente triste porque representam, neste momento, muito daquilo que eu não terei. Paradoxalmente, são essas aspirações "mortas" que fazem com que eu siga em frente; sem elas seria muito complicado enfrentar o cotidiano.Eu acordo e já desejo que o dia acabe logo. É algo bem complexo, pois aquilo que faz com que eu siga em frente é o que mais me deixa angustiado. E se eu tentar ignorar o que sinto e penso, não vejo saída. Certa vezes, parece que mato tudo aquilo que desejo para continuar a viver. E isso é horrível, pois uma pessoa que ignora aquilo que sente não é nada nesse mundo. E o meio em que vivemos há muito tempo é nefasto; ele virou um ladrão da benevolência das pessoas.Em uma sociedade que incita cada vez mais o individualismo, será cada vez mais constante observamos a tristeza e a decepção de todos, já que ninguém gosta de ficar só. Mas não somos nós mesmos a força motriz dessa sociedade egocêntrica? Sempre dizemos que desejamos alguém ao nosso lado, mas o que fazemos? Olhamos cada vez mais para nós mesmos e não escutamos quem está próximo de nós. E tudo favorece esse sentimento unilateral. Aquilo que lemos, assistimos, ouvimos... Criamos à nossa volta uma espécie de beligerância emotiva. Quanto mais desejamos o significado máximo da palavra 'humanidade' e procuramos companhia, mais ficamos distantes uns dos outros. Afastamos quem realmente nos ama e deixamos do nosso lado aqueles que querem apenas o nosso mal. Não pelo fato de sermos ignorantes. O sistema é que propicia isso a nós. Uma sociedade atrasada não é aquela que possui um sistema político-econômico defasado e tecnologia anacrônica, mas sim aquela que perde a capacidade de se importar com o ser humano. E nesse âmbito, estamos caminhando para a barbárie plena. Às vezes, abrir os olhos é doloroso demais. É muito tentador mantê-los fechados e interpretar mal tudo o que se vê. O mundo é muito complicado. Mas a solução para resolvê-lo é simples demais.

Ser rebelde hoje em dia é viver honradamente.
Lou Reed